sábado, 17 de março de 2012

Isabel Vieira por Isabel Vieira




Nasci em Santos, SP, a segunda de quatro irmãos. Meu pai era funcionário do Banco do Brasil e minha mãe, professora primária. Passei a infância e a adolescência em Campinas, no interior paulista, onde estudei nos colégios Culto à Ciência e Pio XII. Nessa época eu já adorava escrever. Com 13 anos, era repórter de uma revista infanto-juvenil feita por estudantes campineiros, chamada Nosso Cantinho. Dos 15 aos 17 anos, colaborei no jornal Diário do Povo, de Campinas, com reportagens e crônicas.

Mudei para São Paulo, capital, aos 18 anos. Cursei Letras-Português na PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e Jornalismo nas FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado). Mas só no final dos anos 1970, quando já era mãe de três filhas, iniciei a atividade jornalística profissional.

Comecei nas publicações alternativas Versus e Singular & Plural, dirigidas por Marcos Faerman, um jornalista criativo e talentoso com quem muito aprendi. Trabalhei no Jornal da Tarde e nas revistas Quatro Rodas, Vela e Motor, Capricho, Claudia e Estilo Natural. Como freelancer, colaborei em várias outras, entre elas Terra e Casa Claudia.

A experiência em Capricho me levou à literatura juvenil. Meus livros de estréia, Em busca de mim (FTD, 1990), que trata de adoção, e E agora, mãe? (Moderna, 1991), sobre gravidez precoce, nasceram de matérias que editei naquela revista. Em busca de mim recebeu no ano de sua publicação o Prêmio Orígenes Lessa, “O Melhor para o Jovem”, da FNLIJ, o que me incentivou a escrever novos livros.

Publiquei: O ano em que fizemos greve de amor, Quem seqüestrou Marta Jane?, Amarga herança de Leo, Conta com a gente, Uma garrafa no mar (FTD); O último curumim, Danico Pé-de-Vento, Um dia com as Pimentas Atômicas, O verão tem gosto de sal, E agora, filha? (Moderna); Olho no lanche (Atual); O tesouro de Ilhabela, A balada da lua azul e Clique para Zoar (Salesiana). Também participei de coletâneas com outros autores: Enquanto meu amor não vem (Saraiva), Machado de Assis – Contos e Recontos (Salesiana) e Jornalistas Literários – Narrativas da Vida Real por novos autores brasileiros (organizador Sergio Vilas Boas, Summus Editorial).

Em 2006-2007, voltei a ser estudante. Cursei em São Paulo a Pós-Graduação em Jornalismo Literário (especialização) na Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL), coligada ao portal TextoVivo - Narrativas da Vida Real.

Desde 2005 moro em Natal, RN, com meu companheiro Valdemar, de onde viajo para visitar minhas três filhas e quatro netos, que vivem em outras cidades, e para fazer palestras sobre meus livros em todo o Brasil. 
                                                                                                                   www.isabelvieira.com.br

Um comentário:

Maria Helena disse...

Transcrevendo as palavras de:
Ana Luisa Oliveira
vlw...
parabénss pelo blog